01 outubro, 2012

Campanha de Trânsito do BP - Trânsito + Gentil




          Já passou da hora de todos nós, motoristas, motociclistas, pedestres e demais envolvidos, fazermos uma reflexão e mudarmos radicalmente a maneira como pensamos e agimos no trânsito. O desrespeito e a falta de educação estão prevalecendo e a tendência é o aumento do número de acidentes graves e dos casos de violência no trânsito.
          Condutores precisam ter mais cuidado e respeito com crianças, idosos e aprendizes (auto escola), já que estes são os envolvidos mais frágeis.
          Profissionais do trânsito precisam entender que têm os mesmos direitos e deveres que os outros, salvo as exceções sinalizadas e regulamentadas por lei.
          E finalmente os pedestres; Peças fundamentais nesta estrutura. O Capítulo 4  do CTB regulamenta a circulação de pedestres nas vias públicas do Brasil. Esta lei, muitas vezes é ridicularizada por quem a conhece e desconhecida da maioria.  Os pedestres precisam se conscientizar que têm obrigações a cumprir no trânsito. Arriscam suas vidas ignorando semáforos, calçadas, passarelas e as faixas destinadas a eles. Transitam na pista de rolamento, muitas vezes em duplas ou trios,  lado a lado ocupando praticamente uma faixa de trânsito inteira.
          Atenção, educação e respeito aos demais na rodovia, é um dever de todos. Tais comportamentos, podem mudar a realidade do nosso trânsito no Brasil. Vidas estão sendo perdidas diariamente devido à imprudência, negligência e imperícia de condutores irresponsáveis e inconsequentes.  
          É fundamental respeitar o limite de velocidade das vias, não beber quando for dirigir, não usar o celular e outros equipamentos eletrônicos ao volante, usar o cinto de segurança (todos os ocupantes), o capacete e todos os equipamentos de segurança da maneira correta e manter  os veículos em ótimas condições de circulação.      
          Diante disso, é preciso educar nossas crianças para o trânsito, a partir de casa e nas escolas, através de projetos modernos e eficientes que estão disponíveis em todo Brasil, afim de formar futuros condutores mais bem instruídos. Esta é a única saída para garantirmos um trânsito menos violento e abandonar definitivamente o primeiro lugar no ranking de acidentes fatais no mundo.
          Se você concorda com o que foi dito aqui, comente, compartilhe, faça acontecer.
          Abraços.



8 comentários:

  1. Boa tarde Plebeu! Cara esse blog tá fino demais, parabéns por essa iniciativa de estar falando sobre a gentileza no trânsito, as pessoas devem pensar e repensar sobre como agem nas ruas, sejam essas pessoas pedestres ou condutores. Concordo em implantar aulas de legislação nas escolas cara, ai as crianças aprenderiam desde cedo á respeitar as leis e agirem de forma correta. Muito sucesso com seu blog, pois está cada vez melhor, você é fera. Acompanho sempre as novidades que você coloca aqui, e pode ter certeza que daqui um tempo esse blog vai ser um sucesso.
    Abração. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por suas palavras, pelo carinho e pela força. Só gostaria de pedir que você se identificasse numa próxima oportunidade.
    Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Plebeu!
    Adorei a iniciativa. Estou contigo nesta Campanha.
    Acho que seria importante falar sobre as instituições onde são formados os condutores. Creio que boa parte dos acidentes, são provocados por motoristas recentemente habilitados. Há poucos dias, li uma matéria sobre o alto índice de PERMISSÃO para dirigir que foram cassadas. Os condutores aprendizes têm aprendido a conduzir um veículo e pronto.
    Questões como:
    -Qual a função das Auto Escolas. visam apenas o lucro ou têm se importado com a segurança no trânsito, investindo em capacitação profissional?
    - Qual deve ser o perfil do instrutor de trânsito?
    - Qual a importância do curso de legislação para os futuros motoristas e em que e como ele pode ajudar no combate a violência no trânsito?
    Daria uma ótima matéria para debate. Um desafio para suas próximas publicações.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas colocações, e acho que realmente precisa acontecer uma mudança completa na formação de condutores no Brasil, incluindo todos os envolvidos; CFC's, instrutores, alunos, examinadores e legisladores. Este será o assunto da nossa próxima publicação desta linha.
      Muito obrigado pelas sugestões e pelo apoio.
      \o/

      Excluir
  4. Oi, Warley.
    Parabéns, por abraçar esta causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      E parabéns a vocês também por incluírem a disciplina "Educação para o Trânsito" na grade curricular de vocês.
      Abraços

      Excluir
  5. Bom dia Plebeu, ow cara, sobre o 1º comentário ai, dei mole, num falei meu nome. Me chamo Thiago flw.
    Mais uma vez, muito sucesso nesse Blog ae!
    Abraços, até a próxima.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog